Modelos de Plano de Parto

O plano de parto ou plano de nascimento é um documento onde a grávida ou o casal explicitam as suas preferências para o parto, funcionando como elo de ligação entre a grávida/casal e a equipa de profissionais de saúde que dão a assistência ao parto ou à cesariana, que deverão cumprir, dentro dos limites de segurança, as preferências da grávida/casal.

O plano de parto: 

👉 é um recurso extraordinário cuja elaboração pressupõe reflexão, por parte da grávida/casal e a procura activa por informação baseada em fundamentos científicos; 

👉 é flexível e revogável a qualquer momento; 

👉 deve reflectir a informação que a grávida/casal detém; 

👉 deve ser entregue, a partir das 30 semanas, no local onde se decide que o parto irá decorrer; 

👉 deve ser consentâneo com as Recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Lei e as boas práticas clínicas.

Estes modelos de plano de parto feitos por mim e desenhados pela designer gráfica Tatiana Semedo são totalmente customizáveis, sendo que as opções que neles figuram são meramente sugestivas, baseadas nas intervenções mais comuns do modelo obstétrico português e nas preferências mais comuns dos casais e também mais acessíveis nas maternidades portuguesas, sejam elas públicas ou privadas. Podes apagar, alterar e acrescentar.

Recomenda-se fortemente que a grávida/casal discuta o plano de parto com a equipa de profissionais de saúde ou com o/a profissional de saúde que faz a vigilância da gravidez e que, eventualmente, estará presente no parto.

Se quiseres mais informação sobre cada procedimento, sobre as intervenções rotineiras nos hospitais portugueses e
estratégias para melhorar o teu plano de parto, não hesites em marcar uma sessão Nascer com Direitos comigo!

Marca já a tua sessão através do formulário de contacto.

Sim, quero ter acesso aos "Modelos de Plano de Parto"

Close Menu
×
×

Cart