Pergunta ao/à obstetra

As 10 questões que deves colocar para tomares decisões informadas

Este documento nasceu de uma conversa entre duas amigas e companheiras de missão (Mia e Ana “Dida”) que pretendem transmitir informação às grávidas/casais, fomentar o seu sentido crítico e promover a discussão de assuntos relacionados com gravidez, parto, pós-parto e parentalidade. 

Esta lista é para ti se estás grávida, tens dúvidas e queres perceber se o/a teu/tua obstetra é o/a indicado/a para ti. Se não for, sabe que tens alternativas, nomeadamente fazer a vigilância da gravidez com EESMOs (enfermeiro/as especialistas em saúde materna e obstétrica), apoiar-te numa doula e escolher um local de parto o cujos profissionais de saúde sejam o menos interventivo possível, dentro das tuas preferências.

Antes de fazermos perguntas aos prestadores de cuidados de saúde perinatais, podemos e devemos questionar-nos relativamente àquilo que queremos para o nosso parto. É importante percebermos quais as nossas preferências, para que possamos confrontá-las com as práticas clínicas dos/as obstetras e/ou enfermeiros/as especialistas em saúde materna e obstétrica (EESMOs). 

Para isso, é relevante definirmos, por exemplo, o tipo de parto que queremos ter, conhecermos melhor a sua fisiologia, ter uma noção das intervenções rotineiras que existem, definir a nossa preferência em termos de métodos de alívio de dor, etc.

Se este ainda é um “mundo desconhecido” para ti ou se sentes que precisas de mais apoio na tua decisão aconselho-te a marcar uma sessão “Nascer com Direitos” onde te darei informação relevante para reflectires e tomares as tuas escolhas em consciência.

Marca já a tua sessão através do formulário de contacto.

Sim, quero ter acesso ao documento "Pergunta ao/à obstetra"!

Este documento foi elaborado por: 

Mia Negrão (@mianegrao.advMia Negrão – Nascer com Direitos)

Ana Sanches, apaixonada por pessoas e comportamento humano, feminista e defensora dos direitos humanos, adepta da parentalidade consciente e respeitadora. Em 2020, com a chegada da pandemia, descobriu em si uma missão superior de apoio e empoderamento a grávidas e pais/mães com filhos recentes, no parto e no pós parto, trabalho que tem realizado através da sua página de Instagram – @didoandcompany

Close Menu
×
×

Cart